terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Diogo Morgado na pele de Salazar -> mini-série "A vida privada de Salazar"

As paixões secretas de Oliveira Salazar são o tema de uma mini-série que a SIC vai exibir nos próximos dias 8 e 9 de Fevereiro.

O actor Diogo Morgado veste a pele do homem que durante décadas governou Portugal e contracena com Soraia Chaves, Ana Padrão e Catarina Wallenstein.

O projecto resulta de uma parceria entre a SIC e a Valentim de Carvalho Filmes (V.C. Filmes), de Manuel da Fonseca.
Uma aposta clara da estação de Carnaxide na ficção, que contou com um orçamento ambicioso: "É a confirmação de que queremos produzir ficção de diversos géneros e criar eventos televisivos", explicou ontem à Imprensa o director de Programação da SIC, Nuno Santos, no visionamento de apresentação da mini-série.
A ideia de explorar a vida privada de Salazar partiu de Manuel da Fonseca: "Do ponto de vista pessoal, vivi muitos anos no regime de Salazar. A figura dele tutelou as nossas vidas e comportamentos durante muitos anos. É fascinante, quer se goste ou não".
Coube a Diogo Morgado o papel de Salazar, que o actor já considera o maior desafio da sua carreira. No elenco constam ainda os nomes de Maria João Pinho, Ana Padrão, Catarina Wallenstein, Soraia Chaves, Filipe Vargas, Cláudia Vieira, entre outros.

As paixões do estadista natural de Santa Comba serão ainda tema de uma longa-metragem, que deverá chega às salas em Abril, numa versão diferente daquela que vai ser exibida em televisão.







Conversa de Sapo Fama com Diogo Morgado
























Como se preparou para o papel?
Li cartas que foram redigidas pelas mulheres que passaram na vida de Salazar e toda a pesquisa que foi feita pela produtora. Fiz ainda alguma preparação física, porque não sabia como era representar um homem de 60 anos. Com a ajuda das câmaras, fui visualizando o efeito.

Qual foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça quando lhe foi proposto este papel?
Uma estranheza muito grande. Até porque não sabia que parte da vida de Salazar iam focar. A imagem que eu tinha de Salazar era do velhinho e não percebia como é que eu ia interpretá-lo. Depois de ler o guião, percebi o porquê de escolherem alguém da minha idade. Senti uma grande responsabilidade e não queria falhar.


Este trabalho mudou alguma coisa na sua opinião sobre o Salazar?
Mudou sobretudo o conhecimento. Em relação ao que sei hoje, posso dizer que era um ignorante.


Ele era sedutor?
Ele era um homem, tinha necessidades sexuais, de carinho e de afecto. Por mais que quisesse passar a imagem de estar casado com a Nação, era um homem. E, acima de tudo, era muito solitário.


Durante as filmagens, quanto tempo passava na caracterização?
Dependendo da idade que fosse representar, podia passar duas horas e meia ou até três. Era um processo complicado. Tinham de esticar a minha pele e pôr um látex que, depois de seco, enruga.


Há uma imagem em que Salazar, já muito velho, aparece despido. É o Diogo?
Era impossível, de repente, um corpo de 20 passar para um de 60...


Foi a personagem mais difícil de interpretar na sua carreira?
Sim, não só por ser Salazar, mas também por ser uma pessoa que toda a gente conhece e de que toda a gente tem uma opinião. Não só as pessoas que viveram naquela época e foram afectadas negativamente pelo Estado Novo e pela Pide, mas também quem lê sobre ele. Na escola ouvimos falar de Salazar e criamos uma pré-ideia daquela figura.


Tem medo da reacção do público?
Estou esperançado em que as pessoas gostem. Era bom que também tivesse uma vertente pedagógica. Para muito jovens talvez não seja a melhor maneira de aprender, mas pode suscitar curiosidade para quererem estudar esta figura incontornável da nossa história.


Joana de Sousa Costa (texto)
Bruno Raposo (fotos)

Fonte: http://fama.sapo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3241&Itemid=12

1 comentário:

The Star disse...

Esta é uma série que não vou perder por nada. Não só desejo saber mais sobre a vida desse senhor, como estou curiosa para ver o "nosso" Diogo Morgado nesse papel.

Adorei esta resposta: "Há uma imagem em que Salazar, já muito velho, aparece despido. É o Diogo? Era impossível, de repente, um corpo de 20 passar para um de 60..." Esta pergunta nem se faz, claro que aquele corpinho de 20 anos nunca poderia parecer o de uma pessoa de 60, nem o Sean Connery está assim tão bem conservado, eheheheh!!!!